Mistura de cores: Alimentos com cores variadas fazem bem à saúde

laranja

Não há dúvida de que comer de três a cinco porções diárias de frutas e vegetais irá melhorar sua saúde. Mas cada vez mais especialistas estão dizendo que uma alimentação saudável não é apenas sobre quantas porções você come. É sobre a variedade que você escolhe também.

Coma uma dieta exclusivamente de alimentos brancos e você sentirá falta dos principais nutrientes de que seu corpo precisa – mesmo que sua paleta inclua couve-flor, cebola e cogumelos.

Pensando nisso, selecionamos as cores dos alimentos e seus benefícios para a saúde:

Azul e roxo

Frutas e vegetais azuis e roxos contêm antocianinas, pigmentos vegetais naturais com poderosas propriedades antioxidantes que podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Eles também contêm flavonóides e ácido elágico, compostos que podem destruir as células cancerígenas, de acordo com o Instituto Americano para Pesquisa do Câncer.

As antocianinas e ácido elágico em blueberries foram mostrados para combater as células cancerígenas nos pulmões, estômago, seios e pâncreas. Antocianinas e ácido elágico também apresentam propriedades anti-inflamatórias que podem prevenir o câncer de esôfago e cólon.

Laranja

laranja

O betacaroteno é um antioxidante encontrado em frutas e vegetais cor de laranja, como batata-doce, damasco, cenoura, manga e inhame. Novamente, “Gac” é o superalimento vietnamita que tem mais de 10 vezes a quantidade de beta-caroteno que as cenouras.

O betacaroteno é essencial para a saúde dos seus olhos e previne a cegueira noturna e mantém a função dos olhos. Este potente antioxidante também estabiliza o sistema imunológico e melhora a saúde da sua pele. O betacaroteno ajuda na cura livrando os radicais livres do corpo que causam estragos nos tecidos e levam a células cancerígenas. Veja como uma mistura de cores pode ajudar na sua alimentação.

Branco

Sabemos o que você está pensando: branco não é colorido! Apenas pense em branco como as grandes nuvens fofas que tornam o arco-íris ainda mais bonito. Essas frutas e legumes ajudam na saúde dos ossos, ajudam a diminuir o colesterol e reduzem a inflamação, protegem contra certos tipos de câncer e equilibram os hormônios. Incorporar mais alimentos brancos em sua dieta comendo mais:

  • Bananas
  • Couve-flor
  • Batatas
  • Cebolas
  • Alho

Amarelo

Quando você pensa em alimentos amarelos, a gordura pode não ser a primeira a vir à mente, no entanto, depois de considerar a manteiga, a margarina, o azeite e o óleo vegetal, o amarelo é um fio condutor comum!  Recomendações recentes de orientação dietética sugerem que o tipo de gordura que você consome pode afetar sua saúde de várias maneiras.

Embora seja importante consumir uma dieta que é baixa em gorduras saturadas e trans, certos tipos de gorduras insaturadas, como o ácido linoléico (um ácido graxo ômega-6) e ácido linolênico (um ômega 3-ácido graxo ) são essenciais para a vida e tem que ser consumido através da dieta.

Essas gorduras são importantes para o crescimento adequado das crianças, para uma pele saudável e para ajudar a regular o colesterol. A gordura também é necessária para o transporte e absorção de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K, bem como carotenóides.

A pesquisa continua a divulgar os benefícios dos ácidos graxos ômega-3 para ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e promover a saúde e a visão do cérebro. Dois exemplos de ácidos graxos ômega-3 incluem o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA).

Peixes oleosos de águas frias, como salmão, cavala, atum e truta são especialmente ricos em EPA e DHA. Você também pode encontrar DHA e EPA em certos alimentos e bebidas fortificados e suplementos alimentares.

Verde

comida verde

Plantas verdes estão cheias de clorofila, um antioxidante com uma série de diferentes benefícios para a saúde. Um efeito principal é eliminar as toxinas do corpo, o que significa reduzir o risco de câncer, apoiar as enzimas digestivas e a absorção de nutrientes, estimular o sistema imunológico, aumentar a energia e acelerar a cicatrização dos tecidos. Inclua mais destes alimentos:

  • Brócolis
  • kiwi
  • Verduras folhosas, tais como: alface, couve, espinafre, rúcula, verduras mistas, acelga, alface romana, etc.
  • Couve de Bruxelas
  • Repolho verde
  • Alcachofra
  • Abobrinha (e outras polpas de verão)

Vermelho

Frutas vermelhas e vegetais, como framboesas, tomate, goiaba, melancia, repolho roxo, feijão, cerejas, morangos e beterraba, provavelmente são ricas em antioxidantes, licopeno e antocianinas, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Um tomate cru médio fornece 3,2 microgramas de licopeno, um carotenóide que ajuda seu corpo a produzir vitamina A. Embora não haja um valor diário definido para o licopeno, recomenda-se obter de 2 a 30 miligramas por dia.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *